quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sobre o Coq au vin

A história desse que é um dos pratos símbolos da culinária francesa remota à expansão do antigo império romano e um dos mais ilustres imperadores, se não o maior, Julio César.

Quando ainda era general do exército e estava em campanha pela Gália, Julio César enfrentou uma duríssima luta contra os habitantes da região liderados por Vercingertórix. Era o grupo que mais oferecia resistência à expansão cesariana.

Mas, enfim, era Julio César, um dos maiores conquistadores de todos os tempos, a derrota era inevitável. Houve acordo de paz entre as partes e os gauleses, como símbolo de rendição, deram aos romanos um de seus símbolos até hoje: um galo de briga campeão.

Essa identificação dos gauleses com o galo é até hoje feita. O animal aparece como mascote em várias organizações daquele país, como na Fédération Française de Football (FFF).

Isso serviu para mostrar como os gauleses se submetiam à superioridade bélica dos romanos. O símbolo nacional que era orgulho deles foi entregue aos invasores estrangeiros. E cozido.

Além de cozido, foi servido no jantar que assinalava a derrota, Julio César deixou bem claro quem mandava agora.

O cozinheiro teve que usar vinho para amaciar a carne, afinal de contas era um galo de briga, carne dura. E assim ficou pela tradição apenas galos velhos de carne dura serem usados na confecção do prato. Hoje isso já não é mais regra.

Ingredientes

- 50 ml de azeite

- Coxa e sobrecoxa de frango marinados

- 1 colher (sopa) de manteiga

- 1 colher (sopa) de farinha de trigo

- 150 g de cebolinhas pequenas

- 150 g de champignon (paris) em conserva

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para a marinada:

- 1 cebola picada

- 2 cenouras picadas

- 1 bouquet garni feito com tomilho, louro e 3 dentes de

alho

- 1 garrafa de vinho tinto (de boa qualidade)

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- 1 kg coxa e sobrecoxa de frango

Modo de preparo

Retire as coxas e sobrecoxas de frango do saco plástico. Coe e reserve o caldo da marinada. Numa panela, aqueça 50 ml de azeite e doure as coxas e sobrecoxas de frango. Junte nesta panela, o caldo reservado da marinada e cozinhe, em fogo médio, por cerca de 40 min ou até as coxas e sobrecoxas de frango ficarem macias. Numa frigideira em fogo baixo, derreta 1 colher (sopa) de manteiga e incorpore 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Mexa bem e acrescente ao cozimento das coxas e sobrecoxas do frango. Junte 150 g de cebolinhas pequenas e 150 g de champignon (paris) em conserva. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para a marinada: Coloque num saco plástico 1 cebola picada, 2 cenouras picadas, 1 bouquet garni feito com tomilho, louro e 3 dentes de alho, 1 garrafa de vinho tinto (de boa qualidade), sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente 1 kg coxa e sobrecoxa de frango nesta marinada, feche o saco plástico e deixe apurar por 24 h.

Sugestão de acompanhamento: fettuccine na manteiga e fatias de bacon fritas.

Um comentário:

Unknown disse...

faz pra mim Elóóiii!!!
por favorzinho!!!
shaushaushaushuashuahsuahs