terça-feira, 5 de agosto de 2008

Belerofonte

Essa história já começa se redimindo por um erro no título, Belerofonte não era o nome verdadeiro do nosso personagem, e também nem adianta muito saber, ele deixou o nome de lado ainda cedo.

O cara era filho do rei Glauco, mas fez uma bela porcaria uma vez... Sem querer foi e matou Belero que era o seu irmão e ai ferra toda a vida tanto é que passa a se chamar Belerofonte, que nada mais é que matador de Belero.

Depois de fazer isso ele vai pro exílio, lógico, tem que pagar pelo que fez é melhor pagar longe de casa, ainda mais quando seu pai é o rei do lugar e deve estar no mínimo furioso contigo...

Ele acha uma hospitalidade na casa de outro rei, lógico que ele não ia cair de nível, uma vez príncipe sempre príncipe. Lá na corte do rei Preto (é o nome dele mesmo) pinta um clima com a rainha... E ele não querendo se complicar sai de fininho. A rainha não gostou disso e resolveu botar fogo na casa, foi lá pro Preto e disse que Belerofonte foi quem deu em cima dela e ai pronto... O rei lógico que tava puto com Belerofonte, mas não pegava bem você matar um hóspede (Você se sentiria bem depois em ser hóspede de um cara que manda matar quem recebe? Sinceramente eu não)

Preto então dá um jeito, pede para Belerofonte ir num reino vizinho levar uma encomenda, maneira sutil de falar “vai embora”, e o cara vai né? Ia respirar aliviado só de sair de perto da rainha...

Nisso vai a mesma coisa, Belerofonte foi recebido bem lá no novo palácio, pelo visto ele realmente era bom de papo e ai fica amigo do rei Iobates. Depois de uns dias de conversa fiada Iobates resolve ir lá ver a encomenda e era um pedido do Preto para matar Belerofonte.

Ai pronto, ferra pro lado de Iobates, ele também não podia simplesmente mandar matar um hóspede... Por “sorte” nesses dias aparece um monstro nada bonito, corpo de bode (e cheiro provavelmente), rabo de cobra e uma cara de leão que cuspia fogo, é a tal da Quimera. A sorte de Iobates foi que ele resolveu mandar o pobre do Belerofonte ir lá dar um jeito no bicho.

Belerofonte tinha que fazer esse favorzinho pro rei “muy amigo”. Numa noite de véspera qualquer ele vai dormir no templo de Athena e recebe uma rédea de ouro e tem uma visão com um cavalo alado, Pégaso, só com ele Belerofonte poderia derrotar o monstrinho que o esperava. Depois disso Belerofonte doma Pégaso que estava por ali bebendo água num riacho. Pronto, tudo em mãos e Belerofonte vai pro pau com a Quimera.

No meio lá da briga com a dupla B&P voando da Quimera e desviando das rajadas de fogo Belerofonte usa a cabeça e solta uma bola de chumbo que havia na sua lança dentro da boca da Quimera, com o fogo que saia de lá o metal se derrete e Belerofonte acaba fazendo uma estatua de chumbo do monstro, de dentro para fora.

Problema resolvido ele vai prestar contas com Iobates, mas parece que o rei preferia ver o herói morto do que ter uma nova estatua para o jardim. Ele ainda mantém Belerofonte lá no seu reino e o manda para resolver umas encrenquinhas, tipo um grupo de guerreiros e outro de amazonas (deviam estar furiosas por que sua parada GLS não foi liberada ou coisa do tipo). Enfim, Belerofonte ia resolver coisas que o rei não queria se meter.

Logicamente ele ficou puto de raiva e foi lá falar com Poseidon que deu razão para o cara, já falei que ele era bom de papo? Agora Iobates tinha um leve probleminha, por onde Belerofonte voasse passaria uma tsunami e o reino do cara era plano então a desgraça não ia ser pouca.

E assim foi, Belerofonte voando e deixando uma trilha de água por onde passasse, o rei obviamente ficou desesperado e foi lá tentar resolver, Belerofonte colocou duas condições, perguntar que diabos estava com o rei que tentava mata-lo mandando fazer coisas bem complicadas e... Por onde ele voasse as mulheres teriam que levantar a saia acima da cintura, pois bem assim foi, depois de dar uma geral pelo reino todo, até parece que ele ia deixar de dar um passeio por todo o reino tendo essa condição atendida, ele foi lá falar com o rei.

E o rei foi lá e falou que tinha recebido a carta de Preto falando que Beleforonte tinha dado em cima da esposa dele e tinha pedido para dar um fim no cara. Depois de Belerofonte explicar que não era bem assim ai o rei se desculpou e até deu a filha em casamento para o cara, fazendo-o assim o novo sucessor do reino. Aí pronto, o ego do cara foi lá nas alturas, lógico, o meu também iria.

Com o passar do tempo o ego foi aumentando e ele resolveu ir lá falar com os deuses que tanto o ajudaram e pega Pégaso e resolve ir dar um pulo no monte Olimpo. Zeus fica indignado, afinal uma coisa é você dar uma comida para um mendigo, outra é ele entrar na sua casa na maior cara de pau. O deus vai e manda uma vespa picar Pégaso, que fica rebelde e derruba Belerofonte que não morre na queda, mas cai em cima de um espinheiro e fica cego e louco.

E é assim que o cara passa o resto da vida, cego e louco. Nasceu príncipe, teve vida de herói e morreu mendigo, eu não sei nem o que achar disso no fim das contas, a vida dele deve ter sido boa enquanto durou.

Nenhum comentário: