terça-feira, 22 de julho de 2008

"As mulheres Celtas."

"Quem me conhece sabe o misticismo que ultrapassa as barreiras de mim e circula o mundo. O povo Celta é um dos povos que mais me impressiona, pela sua mitologia, pela sua cultura e pela sua lenda. AlémdaLenda, há a história de um povo que viveu na idade do Ferro, mas que tinham um poder e um domínio sobre sua conduta e um respeito imencomensurável por suas mulheres. A sociedade Celta era tripartida, ou seja, havia uma nobreza governante formada pelos guerreiros de onde saiam os lideres; Havia o Clero formado pelos druidas, homens e mulheres que influenciavam muito a sociedade da época; E os homens livres, artesãos, mestres em diversos ofícios. Os guerreiro eram extremamente importantes, afinal de contas estou me referindo a “Idade do Ferro”: o mundo de então era baseado em valores como a honra, a conquista e a glória. Os melhores guerreiros teriam seu nome cantado, reverenciado, em poesias, prosas e versos e seus nomes ficariam para sempre marcados na eternidade. Os celtas eram antes de tudo uma sociedade guerreira, onde as conquista originadas pelos seus efeitos heróicos e gloriosos, garantiam o poder para estes guerreiros, pois atraiam e mantinham os fiéis e aliados tementes aos seus súditos. As mulheres Celtas tinham grande importância nos três ramos da sociedade e eram livres na sua forma de pensar e agir. Ocupavam uma posição muito importante, muito maior que a das mulheres greco- romana na sociedade. Estas mulhres não se assemelhavam aos homens somente na altura, mas também na coragem e força. Eram guerreiras, instruiam os exércitos, participavam das guerras, era extremamente normal que seguissem o mesmo caminho dos homens. O direito dessas mulheres era garantido, onde estas tinham independência e liberdade em escolher seus parceiros, e principalmente liberdade nos seus atos. Porém apesar de toda esta liberdade, todos os domínios celtas, aparentemente, eram centrados na figura masculina. Mas isso nos deve fazer apreciar ainda mais a sociedade Celta, pois mesmo ela sendo predominantemente baseada na força, domínio e vitalidade dos seus homens como uma forma incontestável de sobrevivência, a igualdade dos sexos foi mantidada de uma forma muito acentuada, onde as mulheres Celtas eram extremamente mais respeitadas que as mulheres de cultura ditas "civilizadas" como as grega e a romana. As Celtas tinham uma beleza intensa. Imponentes, orgulhosas, de vestes elegantes, deixavam os romanos e os gregos aos seus pés. A sexualidade não era algo que os Celtas se envergonhassem, pelo contrário: nas palavras de Diodorus Siculus, "elas geralmente cedem sua virgindade a outros e isto não é visto como uma desgraça: pelo contrário, elas se sentem ofendidas quando seus favores são recusados." Alguns historiadores gregos contam que nas lendas irlandesas da Rainha Maedbh, ela afirmava "jamais ter se deitado com um homem sem que houvesse outro a esperá-la na sombra".
Quando uma romana questionou a integridade de uma mulher celta obteve como resposta: "Nós mulheres celtas atendemos as exigências da natureza com muito mais dignidade do que vocês, romanas: pois enquanto nós copulamos abertamente com nossos melhores homens, vocês secretamente se sujeitam aos mais vis." O respeito, a dignidade, a auto valorização de mulheres de personalidade e integridade tão fortes e marcantes eram passados pelas druidas, que não ensinavam somente valores de respeito para consigo mesmas, mas também, as ensinavam valorizar-se sexualmente para atrair seus homens e manterem seus casamento. Por isso que muitas vezes essas mulhres são citadas como exemplos para os dias de hoje, onde, infelizmente, ainda existem mulheres que se baseiam na sociedade romana. Não podemos deixar de exaltar que numa sociedade tão antiga a modernidade se fez presente principalmente na mentalidade dos homens que respeitavam, acima de tudo, o direito de igualdade para com suas mulheres.



Gostaram do texto? creio eu que sim, enfim, esses texto não é de minha autoria, é do Blog de uma amiga. Por ser algo bem diferente do que costumo postar foi o escolhido. Espero que dêem uma passada no Blog Original

Um comentário:

Carlos Rocha disse...

Boa referência, mas ainda falta mais textos sobre a tal política americana.