quarta-feira, 14 de maio de 2008

Sobre a greve

Pronto, demorou, outra greve de ônibus.

Teresina tem um péssimo sistema de transporte, com uma tarifa fora da realidade e ônibus por vezes de baixa qualidade.

Que os motoristas queiram aumento é algo óbvio, quem não quer mais? Que os empresários daqui devem nadar em dinheiro é algo presumível também, afinal enfiar 100 pessoas onde cabe metade disso é colher dinheiro na árvore.

Situação mais do que estressante. Agora me responda, como se faz para piorar isso? Simples, tira os ônibus de circulação. Sindicalistas terroristas ameaçam greve cada ano eleitoral. Sabem que o transporte coletivo é um assunto essencial para qualquer sociedade e usam do poder que tem para aparecer na mpidia, logo depois anunciam sua candidatura à vereador alegando "defender as causas dos trabalhadores e blá blá blá".

Você querer um acordo com o patrão é algo normal, o que não é normal é prejudicar a sociedade em nome disso, se você acha que ganha pouco, eu não tenho nada a ver com isso simplesmente.

Os salários devem ser mais ou menos padronizados, a culpa disso é simples, é do monopólio e cartel que ocorre. Monopólio por parte do SETUT e cartel por parte da tarifa única. Quero ver um empresário aguentar concorrência, além disso, por que as linhas tem que ser obtidas em licitação? O direito de ir e vir não é livre? Por qual razão não poderia comprar um onibus ou van e sair por ai carregando pessoas por um trocado?

A solução desses problemas nunca esteve no poder publico, que alias, foi quem estabeleceu o cartel e o monopólio. Acabar com licitação, deixar o sistema de transporte correr livre, ter concorrência e punição rigorosa para os que abusam, como por exemplo superlotação tão comum. Lógicamente atendendo os pré-requisitos legais de segurança e burocracia semelhante.

Quero ver chegar uma empresa com um objetivo claro de abaixar os preços e inovar no sistema de transportes não conseguir sucesso, claro, ela seria barrada pela máfia do SETUT.

Por essa razão não concordo com a greve que aparece amanhã, nada vai mudar, a greve vai apenas prejudicar a população, se o alvo dos sindicalistas for mesmo um protesto que deixassem a catraca solta e colhessem assinaturas para acabar com o SETUT e liberar o mercado, a única coisa que precisa ser regularizada em transporte é a segurança, tendo isso não é preciso mais nada.

Aposto que metade das pessoas pensam que a solução esta no poder público, que na verdade é o grande mal. "O governo não é a solução para nossos problemas; o governo é o problema" Célebre frase do Reagan, que por essas e outras é o meu presidente favorito.

Nenhum comentário: