terça-feira, 20 de maio de 2008

Corrida Desarmamentistas: a ânsia de formigas virarem bactérias.

Um meses atrás fui mordido por uma cadela, ok, eu meio que forcei a situação colocando a mão dentro da boca dela enquanto ela mordia outro cão, mas sem problemas quanto à isso, como conseqüência acabei com um pedaço da unha torta e outro pedaço se soltou o que acabou fazendo um buraquinho no meio dela que vem me obrigando a andar com ela encoberta com esparadrapo para não prender em roupas e coisas do tipo. Não, esse post não é para reclamar com a pobre da cachorra e sim para mostrar como o homem leva desvantagem natural com relação aos outros animais.

Não é à toa que policias e exércitos do mundo todo em todo momento histórico usaram animais, os romanas com seus cães e cavalos domesticados enfrentaram os cartagineses com elefantes treinados. Animais tem anatomicamente muito mais recursos para defesa do que os humanos, plantas tem mais recursos de defesa que humanos. Garras, carapaças, presas, veneno, espinhos e camuflagem são apenas alguns dos meios que os animais e plantas possuem para se defender de agressões externas, seja um incêndio ou um predador.

Homens contam com seus braços e pernas, que são ridiculamentes fracos se comparados com outros animais, um homem consegue carregar um outro igual à ele, dois no máximo se for muito forte. A formiga carrega 50 vezes o seu peso e o besouro rinoceronte 850, se ele fosse uma pessoa eu realmente não gostaria de entrar em uma briga com ele.

Entretanto os homens tem algo que falta aos animais, que é uma capacidade cognitiva e imaginação super avançados. Isso nos permitiu criar ferramentas para sobrepujar condições naturais adversas, seja a internet que faz com que a distância vire mero detalhe, seja a criação de armas para defesa, que é o instinto mais básico que até seres sem nenhuma estrutura nervosa desenvolve, como os espinhos e venenos de plantas.

Percebe-se então a necessidade que existe de auto-defesa, é algo inerente não à especie humana, nem aos animais e sim à vida. Seres vivos que não se defendem morrem. É natural isso, não há o que se discutir. Quer dizer, não haveria.

O homem é o único ser que abre mão disso. Formigas vivem em sociedade e todas estão prontas para se defender e defender a sociedade, já cansei de ver passarinho que vai tentar bicar uma saúva se ferrar quando o formigueiro inteiro se vira contra ele, e isso por que há as formigas soldados que tem a obrigação natural de defender as outras, mas se dependesse apenas dessas formigas o pássaro sairia satisfeito já que não haveria como reagir de modo que a ameaça fosse neutralizada.

Estava vendo um texto antigo do Olavo de Carvalho que me mandaram e mesmo achando que ele exagera em algumas coisas e que vê ameaça comunista quando o máximo que podem fazer é soltar meia duzia de rojões na América Latina concordo com o pensamento dele, a sociedade é hoje o maior self-service para bandidos que existe, digo em especial no Brasil, onde o porte é proibido e a posse residencial é quase um crime e atentado.

Enxergo nisso não um formigueiro humano e sim apenas uma colônia de bactérias indefesas, que ficam paradas enquanto outra bactéria preparada para atacar acaba com todas. É um retrocesso gigantesco isso, depositar nas mãos de um estado toda e qualquer iniciativa de auto-proteção perde o sentido da coisa. Devíamos copiar as formigas e não as bactérias, nem preciso dizer que formigas são mais evoluídas que bactérias.

Um comentário:

TRUSK disse...

CARALHO ÉLOI! Fazia tempos que eu não li um texto que me fizesse sentir essa sensação de êxtase. Assim eu me sinto também. Todos devemos sim, ter direito a uma auto-defesa, desde o início da humanidade aqueles que tinham os maiores paus e pedras ganhavam, atualmente com a tecnologia vieram algumas arminhas mais incrementadas. No entanto, isso não quer dizer que ainda estamos na época do mais forte, e sim, na época do uso da capacidade cognitiva em função de manter a principal atividade humana intacta... A vida. Preservar a própria vida é o mínimo que qualquer ser vivo faz, não é a toa que temos uma coisinha chamada adrenalina que faz com que eu, um cara de seus 80 e poucos kg e pouca capacidade atlética consiga pular facilmente um muro, ao menor sinal de um cachorro grande e opressor correr atrás de mim. Isso porque, tenho que preservar a minha vida... Agora, imagina se ao invés de um cachorro me aparece um cara armado. Não que eu vá trocar tiros com ele num faoeste, mas ele pensará duas vezes ou até trÊs antes de atirar, afinal de contas, ele quererá preservar a vida dele também...

Inté +