terça-feira, 25 de março de 2008

Era para ser sobre o sono, mas...

Dossiê Hipnos...
Filho de Nix, deusa da Noite. Hipnos é gêmeo de de Tânatos, a Morte.

Hipnos gerou (sozinho) os mil Onírios, deuses dos sonhos, entre eles Morfeu, Fantaso, Icelos e Forberto. Fantasia é sua única filha, personificação do Devaneio.

Hipnos é um amigo íntimo de Hera, a rainha dos deuses. Sempre que pode, Hera pede sua ajuda para alguma tramóia. As clássicas foram: Quando ele fez Hércules dormir pesado dentro de um navio que afundava no mar, sob uma tempestade que ela criou. E Quando fez Zeus dormir justamente no meio de uma batalha entre gregos e troianos que seria decisiva para o fim da guerra.

Zeus nunca dorme, só faz isso quando pede para que Hipnos venha à sua casa para beijar suas pálpebras. Ter feito Hércules dormir, fez com que Zeus desejasse lançar o deus do sono no Tártaro.

Porém se Hipnos não tivesse fugido para debaixo as saias de sua mãe, ele estaria junto com os Titãs. Nix, enfrentou Zeus e ele teve tanto medo dela que desistiu de sua vingança. Nix é a única deusa a quem Zeus teme.

Hipnos tem seu palácio oculto no fundo de uma caverna, na porta do Inferno. Sua morada tem duas portas cercadas por um jardim de papoulas. Um porta é de Ossos e a outra é de Marfim. Pela de ossos saem os sonhos que dizem mentiras. Pela de marfim os que revelam verdade.

Nenhum deus visita Hipnos, apesar de que todos o amam e gostam de sua presença. Entrar em seu palácio é correr o risco de dormir para sempre!

A única que pode visitá-lo e não dormir é Íris, por isso Zeus sempre manda que ela vá levar mensagens a Hipnos e seus filhos.

Hipnos casou-se com Pasítea, que era um das damas de companhia de Hera. Na verdade, esse casamento foi o pagamento de Hera pelos serviços de Hipnos na guerra de Tróia.

Hipnos é um deus de grande beleza e conta o mito que ele se apaixonou por Endímion, esposo de Selena, a Lua. Selena então pediu a Hipnos que fizesse Endímion dormir de olhos abertos, para que ele pudesse sempre olha-lo no fundo do olhos.

Quando a noite vem, Hipnos levanta com seus filhos e voam ao largo ao largo do oceano espargindo o perfume extraído das papoulas, gotejando nos olhos de todos os homens enquanto beijam as pálpebras.

Hipnos eram representado sempre ao lado do irmão, Tânatos. Enquanto ele segura um ramo de papoulas, Tânatos segura uma tocha invertida, símbolos da morte.


por Leombruno Resedá.


Pois é, o tema de hoje seria o sono... eu ia falar falar algumas coisas, ia citar algo sobre hipnos e morfeu, ia fazer piadinhas, ia falar alguma curiosidade e coisas do tipo.

Mas após ler esse texto fico meio sem graça de falar algo. Preciso urgentemente arranjar algo para ser especialista, por enquanto sou apenas um bom generalista, mas especialista em nada, triste né?

Bom, já que fiquei sem assunto mesmo e to fazendo esse texto no tapa mesmo vou usar como mural de recados. Parece que ganhei outro espaço para escrever, no portal Opa. não sei o site, não sei que dia sai o texto, não sei de quem é. sei que ganhei uma coluna semana para escrever sobre culinária e história dos pratos. Escrevi sobre o Strogonoff, quando ele for publicado eu coloco o link aqui.

ahn... para não ficar curto demais o texto também vou falar sobre uma memória velha e outra nem tanto que tive hoje de manha.

Acordei e peguei a minha caneca de café, fui para a sala, liguei a TV e que se passava? Aladdin, o desenho da Disney, não o filme o seriado. Ai lembrei que gostei de Aladdin tanto quanto o Rei Leão, que por acaso disse que era o meu desenho favorito uns dias atrás, agora minto, os dois empatam.

Um fala sobre vingança e o outro é a saga do herói, como não gostar? Se não fosse a Disney daria para fazer um filme com censura 18 anos tranqüilo. Essa foi a lembrança antiga.

A outra que tem a sua metade antiga é que estava esses dias jogando no Super Nintendo justamente o cartucho do jogo, e... uau, apanhei muito para o jogo, chegando ao ponto de me recusar à passar de algumas fases ou trechos de fases, eu não me lembrava de quando criança aquilo ser tão dificil!

Ok, agora encerro por aqui mesmo,

Segue um agradecimento ao Leombruno Resedá da Comunidade de Mitologia Grega de onde descaramadente copiei o texto.

Nenhum comentário: