quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Eleições Americanas (Parte 1)

Bom, como prometido recentemente vou falar sobre as eleições americanas, afinal se tem algo do tipo que abala o mundo, definitivamente é esse evento.

Antes de explicar algumas coisas mais modernas vamos fazer um resgate histórico do sistema eleitoral americano e da própria história americana.

Mas antes vamos voltar à origem de tudo.


O pensamento liberal começou a ganhar força na Europa, no meio de governos tirânicos que se apoiavam na submissão e no medo o pensamento de um sociedade mais livre começava a ganhar força, a sua expressão mais clássica é a Revolução Francesa de 1789, mas vale lembrar que os E.U.A. declararam a sua indepêndencia da Inglaterra em 4 de julho de 1776, ou seja, 13 anos dos franceses se revoltarem. Ok, nesse paragrafo pegue o ponto que o liberalismo foi feito em contrapartida aos regimes totalitários que imperavam na Europa, é importante saber isso.

Aliás, vamos corrigir uma coisa que ficou mal escrita no paragrafo passado, não havia E.U.A., haviam as Treze Colônias e elas se enxergavam assim. Assim sendo seria algo parecido como se o Caribe todo resolvesse se juntar para se separar da Espanha na época. Nesse paragrafo é o conceito de Treze colonias independentes superior ao de Nação que você deve pegar.

Assim sendo vamos juntar as duas coisas. Um monte de gente com liberdade recém conquistada e sem vontade nenhuma de ter um libertador ou coisa do tipo e com uma noção de pátria muito baixa, resolveram fundar uma Federação. Só para lembrar, a França depois da zorra que se tornou a revolução só se aquietou quando Napleão virou Imperador e resolveu dominar o mundo, ou seja, trocaram um rei por um Imperador, vai entender...

Ok, agora eles eram um país federativo. Fizeram a constituição bem resumida, mais tarde colocaram algumas emendas e é a mesma desde 1789 quando foi proclamada, só agora que os franceses estavam começando a fazer a farra deles na europa...

Nessa cosntituição entra o grande lance e que "tentaram" fazer por aqui. A federação realmente é uma federação, cada estado tem liberdade para ter a sua constituição, assim sendo o modo de vida de um texano é bem diferente de alguem da Louisiana. Aliás, os americanos não tem língua oficial, apesar do inglês ser amplamente usado nos serviços publicos não há língua oficial, alguns estados fizeram leis para isso, outros adotaram outras línguas além do inglês, como o havaiano (Havai), espanhol (Novo México) e Francês (Louisiana).

Então, com essa autonomia de cada estado ficou bem dividido limitado o poder do presidente, assim enquanto nós respondemos praticamente à Brasília lá é o governador que segura a maior parte da batatas-quentes, por exemplo só ele pode cancelar uma execução de um prisioneiro, e ai do presidente que pensar nisso, a palavra JURISDIÇÃO é bem pesada lá.

Acabo essa primeira parte aqui, se entenderem o conceito de Liberalismo e o desejo de uma autonomia estadual fica mais fácil para o restante.

Nenhum comentário: