terça-feira, 23 de outubro de 2007

Desocupados na história parte 1 de ?

Olá desocupado! Sim, desocupado, mas não se ofenda, também sou um. Vou fazer diferente, vou denunciar a maior rede de propaganda existente, que prega que “desocupação é ruim, coisa de vagabundo”. Sem a desocupação te garanto que o mundo não existira, in stricto sensu se for analisar algumas teologias. Eu mesmo não seria eu sem a desocupação, não estou falando da possibilidade de ter outro Elói mais... ahn... ocupado (blargh!) estou falando da completa não existência do Elói, assim como talvez da muitas de vocês.

Começando por onde deve ser começado, o início. Para ateus com pouco grau de instrução em física-quantica-molecular-einsteniana-moderna-surrealista houve o Big Bang e não tenho idéia do teve antes, então não dá para discorrer nesse ponto de vista, nesse caso a religião é mais legal. Troquemos de início então. Deus faz o mundo em 6 dias e descansa no sétimo, certo? Sim, e o que isso tem a ver? Simples! Ele fez o mundo por que estava DESOCUPADO, essa é a primeira prova que desocupação só gera trabalho também. Depois de fazer o mundo em 6 dias ele fez o que? Foi VAGABUNDEAR! Passou o sétimo dia na farra e falou para o Adão “ai cara, já fiz a merda, agora você arruma ai, ok?”. Esse é o primeiro exemplo de desocupado irresponsável. Sim há os responsáveis como veremos adiante.
Ok, mas essa história todos já conheciam, as variantes de outras mitologias são bem parecidas, algum ser super-emo, ops!, supremo estava entediado e cria o universo.

Próxima parada agora é para uma época em que os homens já habitavam a terra, e nessa época todos trabalhavam na caça, na pesca, no extrativismo e talvez na pecuária e na plantação. Quer dizer, quase todos.

Aderbal era um Homo Sapiens comum de 50.000 anos atrás.gostava de caçar como seus amigos, gostava ate mesmo de subir num pedaço de madeira e surfar nas tranqüilas águas do mediterrâneo na costa do que hoje chamamos de infer... ops de novo!, Oriente médio. Mas um dia Aderbal durante uma caçada torceu o calcanhar, não poder caçar até melhorar, Aderbal estava agora em um estado de espírito superior, ele estava DESOCUPADO!
Aproveitando o seu estado diferente ele começou a revolucionar o mundo, inventou o fogo, a roda e a piada “Porque a galinha atravessou a rua?” rapidamente! O mundo já era diferente! Mas um dia Aderbal juntou tudo isso. Queria tomar uma sopa de galinha, mas estava tão molenga por causa da vadiagem que nem agüentou pedir, pegou uma roda de pedra, um pedaço de carvão que estava por perto e escreveu: “Mulé, quando tu chegá da rossa faiz a canja!” E esse foi o primeiro verso de Aderbal. Houveram muitos outros como a “Ode à cabra velha sem leite” e “Manifesto Contra o Brócolis” uma obra digna de louvor. Infelizmente Aderbal teve esse surto de desocupação sozinho por que o resto da tribo estava trabalhando, assim suas obras ficaram esquecidas e no dia seguinte ao pedido da canja ele se separou da mulher pois ela havia deixado-o dormir de barriga vazia. Mas o que interessa é que o inútil, desocupado e aleijado do Aderbal entrou para a História como o primeiro a escever, e posteriormente usaram Adebal como marcador entre a Pré e a Própria História.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bixo, te mata!!!

DESOCUPADOOOOOOO!!

Unknown disse...

Me senti um verdadeiro desocupado inserido no meio socialmente fútil ao qual me prendo! Esse é o espírito, digo, o corpo da coisa!

Carlos Rocha disse...

Pedindo emprestada uma fala do manel: Aí dentro!

maryara disse...

Espera, o Aderbaldo não pegou chatoi de ficar coçando o saco não, né?

Anônimo disse...

ei, Elói vc tem ai alguma reportagem sobre um Busão?